Crianças que acampam vão melhor na escola, são mais felizes e saudáveis?

            Outro dia li uma matéria que dizia que segundo um estudo realizado pela Universidade de Plymouth do Reino Unido, as crianças que acampam ao ar livre pelo menos uma vez por ano têm melhor desempenho escolar e são mais saudáveis e felizes.

            Essa pesquisa constatou que 4 de cada 5 pais julgavam que os acampamentos tinham um efeito positivo sobre a educação escolar de seus filhos. Vejam outros números interessantes desse estudo:

        98% dos pais disseram que os acampamentos faziam os filhos apreciarem e se conectarem a natureza;

        95% disseram que os filhos ficavam mais felizes quando acampavam;

        93% que a prática de camping ajudava no desenvolvimento de novas habilidades úteis para a vida mais tarde;

        15% relataram que estar desligado de tecnologias (computadores, tablets, celulares) é uma coisa boa para seus filhos e um dos benefícios da prática de camping;

         20% disseram que o acampamento dá às crianças liberdade, independência e confiança;

          68% julgavam que os acampamentos ajudavam seus filhos no processo de aprendizagem em sala de aula.

    É claro que adorei ler tudo isso, sempre acreditei que acampar com as crianças fosse benéfico para elas, mas nunca tinha lido nada que confirmasse isso. Logo que li essa matéria, comecei a entrar em contato com outras mães que acampam ou acamparam com seus filhos para saber a opinião delas e compartilhar com vocês.

    “Acho incrível a experiência de acampar com as crianças. Quando eu era pequena, participei de vários acampamentos com minha família. Íamos literalmente para o meio do mato como índios. Durava mais ou menos de 5 a 7 dias, geralmente na beira do Rio Araguaia com outras famílias, e muito, muito mosquito. E olha que na época não havia repelente. O acampamento nos propicia um contato direto com a natureza, uma volta a simplicidade, as origens. Apreciar o luar na fogueira, acordar com pássaros cantando, coisas simples, que dentro de um quarto de hotel você não vivencia. Claro que conforto é bom, mas a experiência de sair da rotina e experimentar outras situações é incrível e enriquecedora para as crianças.” A Flávia Coelho é designer em Brasília e tem um casal de filhos de 5 e 9 anos.

Natália "descobrindo" coisas novas

    Para Ticiana Imbroisi “Acampar com as crianças é uma experiência maravilhosa e enriquecedora. Lembro que na minha infância a minha mãe levava 3 crianças para acampar sozinha, sem a ajuda do meu pai, pois este só curtia hotel 5 estrelas. Para meus irmãos e para mim foi fundamental desenvolver uma relação de amor pela natureza, desmistificar as necessidades de ter sempre muito conforto ou a refeição perfeita... Enfim, procuro fazer o mesmo com meus filhos de vez em quando para que eles tenham esse contato com a natureza e fundamentalmente desliguem um pouco das tecnologias: celular, games, computador.” Ticiana é  consultora do Banco Interamericano de Desenvolvimento e tem três meninos de 5, 8 e 9 anos.

    Conhecemos a Flávia e a Ticiana acampando no Osho Lua na Chapada dos Veadeiros com nossos filhos, é claro. Essa foi uma situação interessante, lá existem vários quartos e chalés, mas nós optamos por acampar. Para nossa surpresa elas também fizeram a mesma opção. As únicas pessoas acampando no Osho Lua nesse fim de semana eram as que estavam com crianças. Ticiana lembrou essa experiência no seu depoimento: “Você viu que mesmo na Osho Lua, com muita chuva e condições adversas, eles fizeram coisas diferentes das quais jamais esquecerão, como tomar banho no rio à noite após entrar na sauna 20 vezes, rsrs.” Essa é uma história que vale a pena ler OSHO LUA

    Quando perguntei o que a experiência de acampar pode acrescentar às crianças, Ticiana respondeu que “É sempre válido, pois traz autonomia as crianças, senso de aventura, emoções novas, que às vezes podem até mesmo ser fortes, como sentir medo do escuro ou de animais, mas que eles aprendem a superar desenvolvendo também um senso de confiança neles mesmos e na vida. O contato com a natureza, ademais, sempre nutre e recarrega as baterias! Prefiro proporcionar experiências como estas aos meus filhos do que investir em diversão num shopping ou até mesmo num Eixão do lazer que é puro asfalto num fim de semana.”

    Ticiana afirma, “Eles sempre, sempre voltam mais felizes, mais sadios e maduros. Ainda que enfrentem intempéries naturais neste tipo de aventura, como chuva, lama, arranhões, noites mal dormidas em sleepping bags etc rsrs”.

    A professora carioca Márcia de Aquino relatou que sempre gostou de acampar e quando os filhos são pequenos curtem e participam. “Qualquer atividade ao ar livre, próximo ao mar acrescenta muito mais ao crescimento das crianças do que atividades consumistas , como leva-los ao shopping. Onde os olhinhos brilham só pela aquisição de objetos que ficarão largados em pouco tempo. Acampamentos em família valorizam as relações familiares... tão desgastadas...pelo aprisionamento das novas tecnologias...”  E ainda acrescentou “Recomendo sempre camping que tenham uma boa infraestrutura, camping "selvagem" é meio complicado para quem leva os filhotes...”

    Alessandra de Mello, gerente de eventos, costuma acampar com suas filhas de 5 e 10 anos e deixou um recado importante: “Quem nunca acampou deveria experimentar. Eu conheci mais minhas filhas em dois dias do que em um ano. Foram descobertas que tivemos juntas, medos enfrentados, natureza, natureza e mais natureza.”   Eles costumam acampar no Camping Sombra do Bambu, em Pirenópolis GO, onde  “Se vc quiser montar a barraca ao lado do rio pode, se quiser montar em baixo de uma árvore pode. Quer fazer um churrasco tem a área. A piscina é de água corrente. Tem galinha, Pato, cachorro,  gato, fora os animais silvestres, por isso a música tem que ser ambiente. Lá elas têm a oportunidade de ver os animais no ambiente deles. Admiram cada bichinho novo que elas encontram. Agora o melhor, não existe os elementos eletrônicos, até porque não pega telefone.”


Natália e Rafa brincando de acampar em casa

    Concordo com todas elas, meus filhos gostam tanto de acampar, que brincam de acampar até em casa. Uma vez a minha filha me disse que uma das coisas que ela gosta quando acampamos é que dormimos todos juntos na barraca e ela sempre conhece crianças legais.

    Não fiz nenhum estudo aprofundado sobre o assunto, não posso dizer que acampar realmente interfere nas notas escolares, mas posso afirmar, com toda certeza, que acampar com crianças faz super bem! Fica a dica para quem quer passar momentos especiais, propiciar experiências inesquecíveis com seus filhos.